Oruam é detido por esconder traficante procurado em sua casa de luxo no Joá
Na manhã desta quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025, o rapper Oruam foi detido em sua mansão no Joá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, durante uma operação policial que visava cumprir mandados de busca e apreensão. A ação resultou na prisão de Yuri Pereira Gonçalves, traficante foragido da Justiça, encontrado na residência do artista.

Detalhes da Operação
Agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) executaram mandados expedidos pela Justiça de Santa Isabel, São Paulo, tanto na casa de Oruam quanto na de sua mãe, Márcia Nepomuceno. A investigação apura um incidente ocorrido em dezembro passado, no qual Oruam teria efetuado disparos de arma de fogo em um condomínio em Igaratá, São Paulo, colocando em risco a integridade de diversas pessoas.
Durante a operação, os policiais localizaram Yuri Pereira Gonçalves na mansão de Oruam. Yuri, procurado por envolvimento com organizações criminosas, estava em posse de uma pistola 9 mm equipada com kit-rajada e munição. O delegado Moysés Santana Gomes, titular da DRE, informou que Yuri havia chegado à residência na noite anterior para jogar videogame com Oruam. O artista alegou desconhecer que o amigo era foragido da Justiça.
Implicações Legais
Oruam foi autuado por favorecimento pessoal, crime caracterizado por auxiliar alguém a escapar da ação das autoridades. Por se tratar de um delito de menor potencial ofensivo, o rapper poderia ser liberado mediante a assinatura de um termo circunstanciado, comprometendo-se a responder perante o Juizado Especial Criminal (Jecrim). Entretanto, até o momento, não há informações confirmando sua liberação.
Além disso, no âmbito da investigação sobre os disparos em São Paulo, os agentes apreenderam armamentos de airsoft e simulacros na mansão de Oruam. Na residência de sua mãe, foram confiscados aparelhos celulares que podem auxiliar nas investigações em curso.
Histórico Recente
Esta não é a primeira vez que Oruam enfrenta problemas com a lei. Na semana passada, o rapper foi preso após realizar manobras perigosas com seu veículo na Barra da Tijuca, também na Zona Oeste do Rio. Na ocasião, ele foi autuado por direção perigosa e liberado após pagamento de fiança.
Sobre Oruam
Nascido como Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, Oruam é filho de Marcinho VP, conhecido líder da facção criminosa Comando Vermelho, atualmente preso. Criado na favela Cidade de Deus, o rapper ganhou destaque na cena musical ao lançar a música “Invejoso” e, em 2022, assinou contrato com a gravadora Mainstreet. Em março de 2024, durante apresentação no Lollapalooza, Oruam gerou controvérsias ao vestir uma camisa com a foto de seu pai e a palavra “liberdade”, o que suscitou críticas nas redes sociais.
A detenção de Oruam levanta debates sobre a influência de figuras públicas e suas associações, direta ou indireta, com atividades ilícitas. As investigações prosseguem, buscando esclarecer todos os aspectos relacionados aos eventos recentes envolvendo o artista.
Deixe um comentário